Guia Básico para Gestão de Estoque de Farmácia
No centro de cada farmácia bem-sucedida, está uma gestão de estoque correta. Este guia irá te auxiliar, garantindo que cada produto contribua para o lucro e satisfação do cliente.
A Importância da Gestão de Estoque
A gestão de estoque em uma farmácia pode ser o divisor de águas entre o sucesso e os desafios. Certamente, um estoque mal administrado pode resultar na perda de vendas ou, inversamente, em um excesso de produtos perecíveis. Ambos os cenários são evitáveis com as práticas certas.
Conheça Seu Estoque e Seus Clientes
MIX de Produtos: Seu estoque precisa ser diversificado, desde medicamentos a itens de perfumaria. Portanto, cada categoria exige uma estratégia de gestão única.
Compreensão do Cliente: O perfil dos seus clientes é determinante para a gestão do seu estoque. Ou seja, a localização da sua farmácia e o perfil demográfico dos seus clientes podem influenciar suas necessidades e o seu estoque.
Estratégias para um Controle de Estoque Eficaz
Entenda as técnicas “Primeiro que Entra”, Primeiro que Sai” e “Primeiro que Vence, Primeiro que Sai”
- PEPS – Primeiro que Entra”, Primeiro que Sai – ajuda a garantir que os produtos mais antigos sejam vendidos primeiro.
- PVPS – Primeiro que Vence, Primeiro que Sai – dá prioridade a itens mais próximos do vencimento, evitando desperdícios e garantindo que tudo esteja no prazo.
Gestão Detalhada de Inventário: Uma classificação precisa e um registro atualizado dos produtos facilitam a reposição adequada e previnem excessos ou rupturas.
Análise de Vendas e Previsão de Demanda: Utilize dados históricos para antecipar necessidades, produtos sazonais devem ser comprados na época certa.
Armazenamento Otimizado: Garanta condições ideais de armazenamento e organize os produtos de forma que os mais vendidos estejam facilmente acessíveis. No entanto, itens sem giro devem ser oferecidos para evitar perdas financeiras e para minimizar prejuízos com os vencimentos.
Adesão de Tecnologia: Softwares de gestão de drogarias oferecem uma visão clara e em tempo real do seu inventário, facilitando a gestão.
Inventário/Balanços: A contagem de estoque e a revisão, são fundamentais para um estoque assertivo, então devem ser realizados pelo menos duas vezes ao ano.
Principalmente em lojas que geram o SPED, e contagens de prateleiras “aleatórias” de alguns itens podem identificar erros pontuais no estoque.
Prepare-se para o Inesperado
Mantenha um estoque de segurança para itens de alta demanda e estabeleça relações sólidas com fornecedores confiáveis. Acima de tudo, que assegure um abastecimento constante e sem interrupções.
Compras
O software para sua drogaria, é muito importante que possua um sistema de compras integrado. Em outras palavras, com o uso de inteligência e fórmulas matemáticas são essenciais para criar a sugestão mais próxima da realidade.
Termos como, curva “ABC”, estoque mínimo e máximo e dias de estoque, podem parecer difíceis, então coloque essa responsabilidade em seu software e garanta a maximização de seus lucros.
A Arte da Gestão de Estoque
Gerenciar o estoque de sua farmácia vai além de uma tarefa administrativa; é uma arte que equilibra a demanda, a oferta e a qualidade. No entanto, com as estratégias corretas e a tecnologia certa, otimiza as operações, e eleva a satisfação dos seus clientes.
Transforme sua Gestão de Estoque com o VSM OuroFarma
Escolher o software certo é decisivo quando se trata de gerenciar efetivamente o estoque da sua farmácia. Por outro lado, o VSM OuroFarma se destaca por sua tecnologia e flexibilidade, oferecendo a parceria ideal para você alcançar um desempenho.
Está pronto para elevar sua gestão de estoque?
Veja como o VSM OuroFarma pode transformar o controle de estoque da sua farmácia. Além disso, promovendo a eficiência operacional quanto a satisfação dos seus clientes.
Não perca tempo, preencha o formulário agora e dê o primeiro passo para tornar sua operação mais eficiente e lucrativa.